Categorias
Sem categoria

Indústria 4.0: como essa transformação afeta o setor logístico?

A humanidade vivencia hoje um momento onde a tecnologia tomou conta de todas as atividades que realizamos. No ambiente industrial e comercial, podemos observar que as mudanças trazidas pela Indústria 4.0 podem ser notadas até mesmo nas pequenas coisas.

O que antes era feito de maneira simplificada, hoje pode contar com a ajuda de recursos automatizados para uma maior eficiência. E essas novas ferramentas surgiram como forma de agregar mais praticidade, qualidade e valor aos e atividades realizadas. E essas mudanças não são diferentes nos negócios que precisam de uma logística eficiente para funcionar.

Sabemos que para muitos tipos de negócio, os processos logísticos fazem muita diferença no resultado final. Os gestores precisam contar com dados realistas sobre tudo que é armazenado e transportado pelo negócio para que consigam implementar estratégias completas e inteligentes.

As ferramentas tecnológicas trazidas pela modernização da indústria e dos processos nos mostraram como é possível agregar ainda mais eficiência às etapas logísticas de uma empresa. Nesse sentido, a tecnologia trouxe novidades e mudanças para alguns pontos fundamentais nesse setor, como veremos a seguir:

Maior integração com os processos

As ferramentas tecnológicas ajudaram a garantir uma troca de informações completa e eficiente dos processos realizados. Dados que são coletados durante a fabricação de produtos, podem ser utilizados no processo de tomada de decisão assertiva e estratégica pelos gestores. Essas informações são obtidas em tempo real e ajudam a contribuir para o crescimento e evolução do negócio.

Agilidade nas etapas

As novidades tecnológicas ajudaram na realização das tarefas de forma mais rápida e eficiente. Isso porque, alguns processos que eram realizados de maneira manual passaram a ser feitos com ferramentas de automação. A coleta de dados, por exemplo, feita tradicionalmente de forma manual com caneta e papel, sofreu uma grande evolução. Com a ajuda dos coletores de dados, as informações dos itens podem ser coletadas com muito mais agilidade  e uma menor incidência de erros 

Qualidade no resultado final

Utilizando a tecnologia da indústria 4.0 a seu favor, o setor Logístico conseguiu agregar mais qualidade para os seus processos. Com um controle de estoque mais realista, coleta de dados e gestão de recursos mais eficiente e relatórios com informações consolidadas, os gestores conseguiram estabelecer processos otimizados de ponta a ponta.

A automação é um processo que tomou conta de diversos setores, e diferentemente do que se pensa , não veio para substituir a mão de obra humana. O ideal é que a tecnologia seja utilizada juntamente com os colaboradores, como forma de entregar mais eficiência, qualidade e agilidade.

O mercado atual é altamente competitivo e as empresas precisam se adequar a essa nova realidade para conseguir atender a demanda do consumidor. Quanto mais tecnológico for o processo implementado em um negócio, melhores serão os resultados obtidos, e por consequência, maior será o crescimento e a rentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *