Como funciona a gestão de estoque inventário dentro da sua empresa? Sabemos que a coleta manual de dados foi por muito tempo a única forma de garantir um controle de estoque dentro dos negócios. Contudo, a tecnologia nos trouxe soluções eficientes para otimizar essas tarefas e garantir mais eficiência nos processos, como é o caso dos coletores de dados.
Ainda que as planilhas utilizadas para os inventários e controle de estoque tenham sido muito úteis por muitos anos, elas também podem causar inúmeros problemas para a empresa. Por esse motivo, é necessário adotar soluções mais inteligentes para garantir um controle mais assertivo de tudo que está sendo armazenado pelo seu negócio.
Além de favorecer os erros, a coleta manual de dados pode gerar diversos problemas, como:
Excesso ou falta de produtos
A coleta manual nem sempre consegue registrar os itens em estoque de maneira realista. Mesmo que a coleta tenha sido feita com atenção e cuidado, o controle de entrada e saída de itens pode ser um processo complexo para ser realizado diariamente. Além disso, esse controle de entrada e saída causa atrasos e lentidão nos processos dentro da empresa.
Problemas de planejamento
O controle de estoque está diretamente relacionado com o departamento de vendas, a falta de uma ferramenta otimizada para controlar a quantidade de itens prejudica o processo de tomada de decisões desse setor. Isso porque os gestores não saberão o fluxo de venda, planejar o momento ideal promoções e compra de novos itens, entre outros.
Falta de controle
A inserção de dados na coleta manual contribui para uma falta de controle na conferência de informações. A coleta manual de dados não permite a consolidação das informações, fazendo esse processo se tornar muito moroso e pouco efetivo.
Aumento de custos
Realizar a coleta manual de dados gera mais custos para sua empresa do que contar com ferramentas tecnológicas. Isso porque o processo acaba tomando muito tempo disponível dos colaboradores, que poderiam ter dedicado estas horas ou dias para realizar tarefas mais importantes para o negócio.
É necessário abandonar a coleta manual de dados para automatizar o seu estoque
Como vimos, a coleta manual de dados se tornou obsoleta e pode causar diversos problemas para o seu negócio. Por essa razão, a automatização do seu estoque deve ser uma prioridade se o objetivo do seu negócio é se tornar mais eficiente e inteligente.
Contar com um bom sistema de gestão e ferramentas como os coletores de dados pode fazer toda a diferença nos resultados da sua organização. Através dessas ferramentas é possível reduzir custos, otimizar as etapas e facilitar a operação como um todo, como no inventário e na separação de pedidos.
É necessário que os gestores entendam quais são as necessidades do negócio e onde estão as suas principais falhas. Com base nessas informações, é possível garantir que a sua empresa possa executar tarefas com mais agilidade e eficiência. O avanço da tecnologia nos trouxe soluções voltadas para a praticidade da nossa rotina, e devem ser utilizadas em prol do crescimento.