O controle de recebimento e saída de materiais pode ser uma tarefa muito complexa quando realizada sem as ferramentas corretas. Através do uso dos coletores de dados para logística, é possível otimizar esse processo e trazer ainda mais praticidade para a rotina das empresas.
Faz parte da rotina de uma operação logística a movimentação de itens e cargas. Para que essa movimentação aconteça corretamente e dentro dos prazos estipulados, é necessário utilizar recursos eficientes para o recebimento e despacho das mercadorias.
Os coletores de dados surgiram para tornar essa operação ainda mais simplificada. A conferência manual que antes era realizado com planilhas, anotações e controle manual, agora pode ser feito de maneira automática com a ajuda desses equipamentos.
Quais os tipos de coletores de dados que podem ser utilizados?
Com o avanço da tecnologia, surgiram diversas opções de coletores de dados que podem ser aplicados para movimentação de itens. Atualmente, os mais utilizados são:
Coletor de dados portátil: esse coletor é o modelo mais utilizado para logística por conta da sua praticidade e leveza. Ele conta com leitor de código de barras e um teclado alfanumérico para o melhor desempenho do operador. Quando uma etiqueta não pode ser lida pelo scanner, o operador pode digitar manualmente o código de barras da etiqueta no teclado disponível.
Coletor de dados vestível: Esse tipo de coletor proporciona mais mobilidade para operar isso porque ele é composto de duas partes, sendo o scanner que é colocado em um dos dedos e o dispositivo responsável por armazenar os dados que é fixado no braço. Dessa forma, o operador terá suas mãos livres para o manuseio de pacotes, itens e caixas.
Coletor de dados veicular: Esse coletor é acoplado nos carros utilizados para movimentação de itens. Com isso, é possível coletar informações de itens mais pesados sem a necessidade de movimentá-los. Conforme o transporte desse tipo de itens é realizado, seus dados podem ser armazenados com facilidade.
Coletor De dados RFID: Funcionando através de radiofrequência, esse coletor emite os dados através de antenas e envia para o sistema que coleta as informações e as armazena.
O uso de coletores de dados traz muitos benefícios para empresas que lidam com logística e tem uma demanda muito alta de movimentações. Eles conseguem agregar praticidade e agilidade aos processos, tornando a empresa mais competitiva no mercado.
Quanto mais tecnologias forem implementadas, maior será o posicionamento competitivo das empresas e a sua imagem perante a concorrência. Esses coletores podem ser usados para controle de inventário, registro de entrada e saída de itens, controle de estoque e muito mais.