Para que uma indústria consiga se manter competitiva no mercado, é necessário implementar soluções que ajudem a realizar suas tarefas e trazer um desempenho superior. A gestão de recursos automatizada permite controlar melhor os estoques de matéria-prima, de forma a garantir uma performance diferenciada e eficiente. Para isso, é possível contar com coletores de dados para logística.
Esses equipamentos possibilitam a leitura de dados de mercadorias e insumos com rapidez, coletando as informações e as enviando em poucos instantes para o sistema utilizado pela indústria. Quanto melhor for o desempenho no gerenciamento do estoque, separação de pedidos, controle de materiais e conferência, mais inteligente se tornará a operação.
A importância dos coletores de dados para a indústria
Os coletores de dados consistem em equipamentos eletrônicos que ajudam a coletar dados e consolidar informações. Com ajuda dessa tecnologia, é possível eliminar a conferência manual e trazer mais eficiência para os processos. Ao utilizar coletores de dados na gestão de recursos automatizada, a indústria consegue eliminar diversas etapas do processo de conferência e contribuir para uma operação inteligente.
O que antes dependia de planilhas, anotações e conferência manual, agora pode ser feito com a ajuda da tecnologia. Os coletores de dados utilizam códigos de barras que são alocados nos produtos e permitem uma leitura rápida e dinâmica dos dados.
Quais são os tipos de coletores que podem ser utilizados na indústria?
Existem no mercado diversos modelos de coletores de dados que podem ser aplicados de acordo com as necessidades do negócio. Veja a seguir os coletores mais utilizados:
Coletor de dados portátil: por conta da sua portabilidade e praticidade, esse coletor é um dos mais utilizados por empresas que precisam de uma operação mais dinâmica. Ele permite a coleta rápida de informações e as disponibiliza de forma quase imediata no sistema. Dependendo do modelo, é possível contar com um scanner para leitura de código de barras e um teclado alfa numérico para ajudar nos casos onde a leitura pelo código está impossibilitada.
Coletor de dados vestível
Esse modelo de coletor consegue trazer ainda mais agilidade para o processo, uma vez que o operador tem mais liberdade e mobilidade. Ele conta com um scanner que é alocado nos no dedo do operador e um computador que fica preso ao braço. Dessa forma, o responsável pela coleta das informações consegue movimentar produtos e objetos enquanto faz a coleta dos dados.
Coletor veicular
O coletor veículo fica fixado no veículo que será utilizado para o transporte, permitindo a coleta de dados de produtos de grande volume conforme o seu transporte e processo logístico acontece.
Coletor de dados RFID
Esse tipo de coletor funciona através de ondas de rádio e consegue entregar um excelente desempenho para as indústrias. Por funcionar através de ondas de rádio, elimina a necessidade de coleta individual de códigos, conseguindo informações de diversos itens ao mesmo tempo.
Vantagens de coletores de dados na indústria
Sabemos que a coleta manual é possível e já foi muito utilizada por muito tempo. Contudo, realizar a automação desse processo ajuda a agregar muitas vantagens para a indústria, como veremos a seguir:
Maior agilidade nos processos;
Aumento de produtividade;
Redução da incidência de falhas e erros;
Redução de desperdício;
Gestão otimizada.
Com base nesses benefícios, podemos entender como a gestão de recursos automatizada pode favorecer o crescimento de um negócio. Devemos ver a tecnologia como uma aliada, e não como um desafio para a indústria.