Categorias
Coletores de Dados Logística Sem categoria

Coletores de dados robustos, indicados para ambientes hostis

Como os coletores de dados se aplicam aos ambientes hostis? Com certeza existe algum processo na sua empresa que depende da realização de inventário de estoque, conferência, rastreabilidade de itens, separação de pedidos, controle de frota, serviços em campo, movimentação de itens, entre muitas atividades que envolvem o monitoramento de ativos. 

Seja para controle de produtos, mercadorias, objetos, matéria-prima, ou outro, a empresa necessita realizar uma captura de informações eficientes para um controle mais assertivo. Para isso, os coletores de dados representam uma solução altamente eficiente.  Mas como esses equipamentos se aplicam em ambientes hostis? 

A automatização dos processos deve ser uma estratégia prioritária para empresas de todos os setores, principalmente por conta do crescimento da competitividade no mercado. Quanto mais tecnológica for a sua empresa, melhor será a coleta de informações, a tomada de decisões, a alimentação de novos processos e a precisão das informações utilizadas. Nesse sentido, o coletor ajuda a trazer mais agilidade e inteligência, armazenando e enviando dados de forma extremamente rápida. 

Em ambientes hostis, esses equipamentos conseguem entregar alta disponibilidade e confiabilidade, trazendo mais eficiência para os processos e mais praticidade para os operadores. Com isso, ele consegue contribuir para uma atividade ainda mais estratégica e direcionada da empresa.

Existem no mercado diversos modelos de coletores de dados, cada qual com a sua tecnologia específica. É possível encontrar coletores que realizam a leitura dos dados em iluminação ambiente e até mesmo que conseguem ler códigos de barras que apresentem algum tipo de dano com agilidade, entregando uma funcionalidade mais robusta.

Também é possível encontrar modelos a laser, que são os coletores mais comuns do mercado, caracterizados por aquela linha vermelha que deve ser passada sobre o código de barras. Já os coletores RFID utilizam ondas de radiofrequência para capturar as informações, podendo coletar um grande volume de dados de forma automática. Esse coletor é uma ótima escolha para grandes galpões de armazenamento e locais que realizam uma movimentação intensa de itens.

Com tantas soluções disponíveis, a escolha do coletor de dados vai depender muito das necessidades da sua empresa. No caso de aplicações mais hostis, existem  coletores de dados robustos que conseguem entregar muitos benefícios para o negócio, como é o caso do coletor de dados RFID. Esse modelo de coletor garante:

Conectividade: podendo ser com ou sem fio, além de contar com conexão  Wi-fi ou Bluetooth;

Maior possibilidade de leitura: podendo ler diversos itens simultaneamente através das ondas de radiofrequência;

Modelo com tolerância a distorções no código de barra;

Praticidade na leitura de informações;

Agilidade nos processos;


E muito mais.

Quanto mais eficiente e tolerante for o modelo do coletor de dados utilizado, menor será a incidência de erros e atrasos causados por defeitos nos códigos. Nesse sentido, também é importante contar com uma impressora térmica que ajude a entregar resultados com nitidez e clareza para favorecer o trabalho com os coletores. 

Ao escolher um coletor de dados para aplicações mais críticas, é importante levar em consideração a sua resistência a impactos. A maioria dos coletores de dados apresenta em suas características, diversas especificações, como a altura tolerada e a quantidade de quedas que esse equipamento pode sofrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *