Os coletores de dados são equipamentos que permitem a automação da coleta de informações dentro de empresas de diversos segmentos. Com a ajuda de etiquetas e um software inteligente, esse equipamento consegue coletar informações em poucos segundos e disponibilizá-las de forma imediata no sistema escolhido, trazendo mais eficiência e praticidade para sua operação.
Esses dispositivos são valiosos aliados de empresas que buscam otimizar a logística, controle de estoque e inventário. O bom funcionamento do negócio depende de um bom desempenho em tarefas de gerenciamento, como é o caso da gestão de estoque, separação de pedidos, conferência de mercadorias, entre outros.
Por esse motivo, os coletores de dados são soluções indispensáveis para quem busca trazer mais eficiência para sua operação e garantir resultados cada vez melhores.
Coletores de dados para logística
Os coletores de dados para logística, como dissemos anteriormente, são equipamentos que permitem a coleta de informações de forma automatizada. O que antes consumia muito tempo e mão de obra para a empresa, agora pode ser feito de maneira muito mais eficiente e rápida, entregando inúmeros benefícios para o negócio.
No tempo necessário para fazer a conferência manual de um item, o coletor de dados consegue realizar a coleta de dezenas de itens de forma mais eficiente. Dessa forma, que o tempo disponível para a mão de obra disponível é melhor direcionado em tarefas mais importantes ou urgentes.
Quais os tipos de coletores de dados disponíveis?
Dependendo da necessidade da sua empresa, você pode optar por um tipo de coletor de dados que melhor se adeque às suas demandas:
- Coletor de dados portátil: esse é o coletor mais utilizado, principalmente por conta da sua praticidade e portabilidade. É possível encontrar modelos que contam com teclado alfanumérico e/ou um scanner para leitura de código de barras para tornar o processo ainda mais prático.
- Coletor de dados vestível: assim como o coletor assim como o coletor portátil, esse coletor permite uma maior mobilidade para o operador. Contudo, neste caso o seu scanner de leitura de código de barras pode ser vestido no dedo no dedo e o computador é alocado no antebraço usuário. Dessa forma, ele consegue manter as suas mãos livres para manusear itens e contar com um coletor eficiente sempre disponível.
- Coletor de dados veicular: esse tipo de coletor de dados é muito utilizado para movimentação de mercadorias e materiais dentro de um armazém e por empresas de entregas. Os itens podem ser registrados conforme eles são transportados e movimentados.
- Coletor de dados RFID: esse coletor funciona por um sistema de identificação por radiofrequência, ou seja, ele conta com uma antena que emite informações via ondas de rádio. Esse tipo de coletor permite que informações de uma grande quantidade de itens sejam coletadas de forma simultânea.
Vantagens dos coletores de dados na logística
A utilização de coletores de dados para a logística pode trazer diversas vantagens para empresa como:
- Maior agilidade;
- Maior produtividade;
- Redução de erros;
- Redução de custos;
- Otimização do gerenciamento;
- E muitas outras.