Categorias
Automação Comercial

Conferência manual x coletor de dados: o que é melhor para o seu negócio

Empresas que gerenciam ativos de qualquer tipo como objetos, matéria-prima, mercadorias, veículos, entre outros, dependem de um processo de coleta de dados extremamente eficiente, pois as informações precisam ser realistas e sempre disponíveis. Por essa razão, a coleta dessas informações deve ser feita de maneira mais eficiente, com a ajuda de um coletor de dados. O que antes era feito de forma manual,  agora pode contar com o coletor de dados para disponibilizar informações com mais rapidez e eficiência.

O coletor de dados permite que a empresa colete informações sobre os ativos e as disponibilize e um sistema, de forma que os gestores terão acesso a esses dados com rapidez. Esses coletores podem ser utilizados de diversas formas, como:

Rastreamento de ativos;

Controle de entrada e saída de itens;

Coleta de informações de ativos, incluindo peso, dimensões tipo, características, etc.;

Gerenciamento de estoques;

Acompanhamento de processos de venda, fabricação e transporte;

E muito mais.

Por serem equipamentos versáteis, os coletores de dados podem ser utilizados em diversos tipos de negócio como fábricas transportadoras, varejistas, supermercados, logística, entre outros.

Qual a diferença da coleta de dados manual para coleta com coletores de dados?

Quem já precisou coletar dados de forma manual sabe o quanto esse processo pode ser longo e cansativo. Cada item deve ser registrado manualmente em uma planilha ou sistema para que as informações sejam consolidadas, e a partir daí tenha acesso a dados mais realistas sobre o estoque. A principal desvantagem desse tipo de coleta é que além de levar muito tempo e demandar diversos colaboradores para ser realizada, a coleta manual também pode estar mais propensa a erros e falhas humanas, de forma que nem sempre as informações coletadas estão compatíveis com a realidade da empresa.

A coleta de dados com um coletor permite que essas informações sejam coletadas com muito mais agilidade e praticidade, estando menos sujeita à incidência de erros. O coletor de dados coleta essas informações através de um código de barras de identificação presente em cada um dos itens, de forma que conseguimos inserir as informações em um sistema de forma muito mais rápida.

Como a empresa pode se beneficiar com o coletor de dados?

A tecnologia presente nos coletores de dados garante diversos benefícios para um negócio como veremos a seguir:

Aumento de produtividade da equipe: o coletor de dados permite que o colaborador colete informações em poucos segundos;

Agrega mais valor e eficiência para o processo: dependendo do tipo de coletor de dados utilizado, esse processo pode se tornar ainda mais eficiente, como é o caso do coletor RFID, que pode coletar dados de inúmeros itens de forma simultânea.

Garante mais agilidade: os coletores de dados são dispositivos pequenos e que permitem que os imperadores coletem informações de forma muito mais rápida do que a feita manualmente;

Garante dados mais realistas: uma vez que a coleta de informações é feita de forma automática pelo leitor de código de barras ou através do teclado alfanumérico, o gestor pode contar com informações consolidadas e realistas sobre o seu estoque.

Contribui para o processo de tomada de decisões mais assertivas: os dados coletados são disponibilizados imediatamente no sistema, dessa forma os gestores terão acesso a esses dados de forma mais rápida e poderão tomar decisões de forma mais inteligentes e rápidas, evitando prejuízos;

Aumenta a rentabilidade do negócio: quanto mais eficiente forem os processos dentro da sua empresa, melhores serão os resultados obtidos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *