O inventário de estoque é uma prática que permite que a empresa reduza custos e compras desnecessárias, e que garanta um estoque adequado, suficiente para atender a demanda dos clientes e otimizar o seu capital de giro.
Por essa razão, quanto mais eficiente for o inventário de estoque do seu negócio, melhor serão os seus resultados e a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, garantir ferramentas que proporcionem um controle mais assertivo pode fazer toda a diferença para estratégia da empresa, como é o caso da utilização do coletor de dados.
O que é o inventário de estoque?
Resumidamente, o inventário de estoque consiste na contabilização dos itens armazenados pela empresa que estão disponíveis para comercialização ou para serem utilizados como matéria-prima nos processos produtivos. Com isso, o inventário de estoque entrega uma relação detalhada de todos os itens de acordo com o ciclo de gestão da empresa.
Dependendo da sua estratégia, o inventário pode ser feito anualmente, de forma cíclica ou periódica. Mais comumente, as empresas utilizam a modalidade de inventário anual para garantir a organização dos seus itens.
Com ajuda dessas informações, os gestores conseguem gerenciar a empresa com mais praticidade e garantir que todas as demandas sejam cumpridas de acordo com planejamento.
Qual é o papel do coletor de dados no seu inventário de estoque?
A tecnologia nos trouxe ferramentas cada vez mais inteligentes para tornar a nossa rotina mais prática, e o coletor de dados permite que o seu inventário de estoque seja feito com mais agilidade e assertividade, garantindo uma coleta de dados mais realista.
Utilizando o coletor de dados, juntamente com as etiquetas e um software inteligente, a sua empresa garante um diferencial competitivo dentro do mercado. As informações são coletadas e entregues de forma consolidada para contribuir para uma gestão mais otimizada dos itens.
É necessário comprar os coletores de dados para o meu inventário de estoque?
Dependendo da capacidade de investimento, frequência de uso e a estratégia do seu negócio, os coletores de dados podem ser comprados ou alugados. Se esses coletores forem utilizados de forma rotineira dentro da empresa e houver uma demanda por equipamentos de ponta, esses coletores podem ser locados para que o negócio possa contar com equipamentos sempre disponíveis para atender às necessidades da gestão.
A locação de coletores de dados também pode trazer muitos outros benefícios para o seu negócio. Isso porque atualização e manutenção dos equipamentos fica por responsabilidade da empresa contratada, que poderá fornecer equipamentos modernos, eficientes e adequados para a demanda da sua empresa.
Se o seu negócio está precisando de coletores de dados para otimizar a operação, entre em contato conosco e descubra todas as soluções que a Sull Automação pode oferecer para a sua estratégia.