Por muitos anos, o controle de estoque era feito de uma maneira totalmente manual, com um grande volume de papéis e documentos. Além de extremamente demorado, esse processo não facilitava em nada a comunicação entre a empresa e os fornecedores, estando altamente sujeito à incidência de erros e falhas humanas.
Otimizar esse processo pode trazer muitas vantagens para a empresa, principalmente quanto a melhoria da comunicação entre os parceiros. Com tantas atividades ocupando a rotina dos gestores, utilizar recursos tecnológicos pode facilitar a rotina e trazer ainda mais praticidade.
O que a tecnologia pode trazer de positivo para a gestão de estoque?
Aumento da eficiência
Realizar esse tipo de processo manualmente não é a solução mais inteligente para empresas que buscam uma rotina mais eficiente. Um dos principais problemas decorrentes de uma gestão de estoque ineficiente é o desperdício de produtos, insumos e materiais.
Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, os gestores terão informações realistas sobre:
· Entrada de produto no estoque;
· Saída dos produtos;
· Data de vencimento;
· Controle de quantidade de itens no estoque, de forma a evitar a falta de produtos ou o acúmulo.
Melhoria do fluxo de mercadorias
Uma das ferramentas mais interessantes para empresas que buscam otimizar os seus processos é o coletor de dados. Eliminando boa parte do trabalho manual, esses coletores ajudam a reunir informações consolidadas sobre os produtos, ativos e mercadorias armazenadas pela empresa.
Com a ajuda desse equipamento, os gestores conseguem estabelecer um fluxo de mercadorias mais eficiente, reduzindo as perdas e desperdício de produtos.
Gestão de insumos mais inteligente
Garantir a gestão de estoque adequada permite que os materiais e insumos sejam utilizados com mais inteligência e racionalidade. Aliado à uma política eficiente de utilização dos insumos, a empresa poderá reduzir custos e aumentar a sua rentabilidade.
Informações mais precisas
Diante da competitividade do mercado, contar com informações realistas sobre tudo que acontece na empresa pode fazer toda a diferença. Independentemente do setor, a gestão de estoque é uma etapa importante para manter as atividades em dia. Somente através do inventário que os gestores poderão saber o andamento das tarefas e estabelecer um processo de tomada de decisões mais assertivo.
Reposição mais inteligente
Quando tratamos de varejo, a reposição de itens de maneira eficiente pode fazer toda a diferença para quem busca um diferencial competitivo. Saber todos os produtos disponíveis é o momento ideal para a reposição. Dessa forma, os dados reunidos pelos coletores de dados podem ser utilizados de forma mais estratégica para que as demandas do negócio sejam atendidas com mais eficiência.
Como vimos, a tecnologia pode trazer muitos benefícios para a rotina de um negócio, possibilitando uma gestão de estoque mais dinâmica e eficiente.
Se estiver procurando por coletores de dados de qualidade e com o melhor suporte do mercado, conte com a Sull Automação!