Categorias
Sem categoria

Coletores de Dados do futuro: o que mudou nessa tecnologia?

Assim como os outros setores do mercado evoluíram, o setor de logística também vêm apresentando mudanças substanciais, principalmente quanto às tecnologias utilizadas. Com o objetivo de trazer mais praticidade e agilidade para os processos, os gestores vêm buscando formas de otimização, garantindo que as tarefas sejam executadas da melhor forma possível. E os coletores de dados representam uma saída inteligente e estratégica para o controle de estoque e separação de pedidos das empresas.

De uma forma geral, os coletores de dados são o centro de todo o processo de controle de estoque, trazendo mais automatização e dados mais assertivos sobre os produtos da empresa. Com isso, essa ferramenta traz muito mais que um controle mais inteligente, garantindo:

  • Redução de erros e falhas decorrentes do controle manual;
  • Maior produtividade nas tarefas;
  • Dados mais realistas;
  • Redução de custos com perdas dentro do estoque e com a quantidade de colaboradores necessários para realizar a gestão;
  • Processo de tomada de decisões mais assertivo, baseado em informações realistas e consolidadas sobre o estoque;
  • Maior qualidade operacional;
  • E muito mais.

O que mudou nessa tecnologia?

Basicamente, um coletor de dados é um terminal totalmente móvel, capaz de realizar a captura de dados sobre os itens do estoque de uma empresa, armazém, indústria, transportadora, etc. Com essa ferramenta, o controle de estoque e inventário fica muito mais simples, trazendo mais eficiência para o processo como um todo.

Atualmente, os dados que são obtidos com essa tecnologia podem ser transferidos para o sistema de gestão utilizado pela empresa, de forma a disponibilizar as informações para todos os responsáveis. Essa integração permite que a empresa consiga extrair diversos relatórios, indicadores de desempenho, relatórios de produtividade, registro de perdas, controle de movimentações, e muitos outros dados importantes para o bom andamento do negócio.

Contando com a tecnologia Android, esses coletores se diferenciam, principalmente, pela forma como realizam a conexão, que pode ser:

Coletores de dados em lote (Batch)

Os primeiros modelos disponibilizados no mercado armazenavam as informações coletadas em sua memória interna, que posteriormente eram transferidos com a ajuda de um cabo para um computador. Esse tipo de coletor ainda está disponível no mercado para venda e locação, mas representa uma solução um pouco mais limitada se comparada às versões mais atualizadas.

Coletores de dados via RF/WiFi

Com a expansão da internet, também foi necessário garantir que esses equipamentos tivessem uma conectividade maior. Além disso, o tempo necessário para coletar as informações e transferi-las para um terminal já começou a representar um desperdício de mão de obra para as empresas.

Dessa forma, foram criados coletores de dados via WiFi, que mesmo que representem um maior investimento, são muito mais versáteis que os coletores em lote.

Coletores de dados via Bluetooth

Acompanhando as tendências do mercado, também foram criados coletores que funcionam com conexão via bluetooth. Através dessa tecnologia, o equipamento consegue transmitir os dados para o sistema de forma semelhante ao WiFi, mas é menos utilizado.

Coletores de Dados via rede celular

Com a crescente necessidade de mobilidade e eficiência, os modelos mais modernos de coletores de dados passaram a contar com a possibilidade de se conectar via rede de celular. Dessa forma, mesmo que outras formas de conexão não estejam disponíveis, não haverá interrupção das atividades.

Esses coletores são equipados com conectividade GSM, GPRS, 3G e  4G, e podem ser a única solução em algumas operações logísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *