Categorias
Coletores de Dados

Por que utilizar um coletor de dados no seu controle de estoque?

Lidar com estoque é uma tarefa que envolve muito trabalho e dedicação por parte dos gestores, e deve ser realizada com muito cuidado e atenção. A movimentação de itens acontece em diversos setores, como a indústria, armazéns, transportadoras, entre outros, de forma que a utilização de um coletor de dados pode fazer toda a diferença na realização do controle de estoque e na separação de pedidos automatizada.

Essa tecnologia ajuda na coleta e no registro dos dados, e garante uma gestão mais eficiente e produtiva. Diferentemente do que se pensa, os coletores de dados são muitos versáteis, contribuindo para a automação de diversas tarefas, como:

  • Monitoramento de inventário;
  • Separação de itens de pedidos;
  • Conferencia de entrada e saída;
  • Elaboração de relatórios;
  • Controle de qualidade;
  • Prevenção de rupturas;
  • E muito mais!

Os coletores de dados podem trazer inúmeros benefícios para a empresa, ajudando no posicionamento estratégico e competitivo da empresa. Dentre as principais vantagens dessa tecnologia, estão:

Aumento da produtividade

Com a eliminação do controle manual, a equipe responsável pela gestão do estoque ganhará mais tempo e produtividade. Dependendo da quantidade de dados que deve ser coletada, essa tarefa pode levar muito tempo e tomar boa parte da rotina do colaborador, que pode passar várias horas (ou vários dias, dependendo da quantidade de itens e armazéns) conferindo os dados do estoque.

Com o crescimento da empresa, esse pode ser um problema substancial, fazendo com que a empresa necessite de mais colaboradores nessa função, atrase pedidos, prejudique a sua lucratividade, entre outros. Nesse sentido, a utilização do coletor de dados pode trazer muita otimização e praticidade para a empresa.

Redução de erros

Por melhor que a tarefa seja executada, o controle manual do estoque está suscetível a erros, que podem prejudicar muito a empresa. Mesmo com a capacitação adequada, a falta de atenção, o estresse ou até mesmo o cansaço, podem fazer com que o colaborador cometa falhas que impactam no controle adequado do estoque.

Melhoria da tomada de decisões

Com o aumento da competitividade e do dinamismo do mercado, a utilização de dados realistas e consolidados é essencial no processo de tomada de decisões. Isso porque as informações obtidas pelo coletor de dados ajudam os gestores a terem uma visão mais ampla da realidade da empresa, e com base nisso, realizar escolhas mais estratégicas e inteligentes.

Sem a incidência de erros e com uma maior confiabilidade nos dados, os administradores podem realizar projeções e estabelecer processos mais assertivos dentro do negócio. A automação de inúmeras atividades garante que a equipe tenha mais tempo disponível para tarefas mais estratégicas dentro do negócio.

Redução de Custos

O aumento da eficiência e a otimização das tarefas ajuda a empresa a reduzir os seus custos, principalmente quanto à redução da quantidade dos colaboradores necessários para o controle de estoque. Esse aspecto é particularmente vantajoso quando a empresa precisa reduzir os custos, ou se adaptar em períodos de crise.

Maior qualidade operacional e melhoria da percepção do cliente

Por fim, ao realizar as tarefas logísticas com mais otimização e eficiência, a empresa poderá garantir o aumento da sua qualidade operacional. Também contribuem para isso a redução da incidência de erros e falhas nos processos, a maior agilidade na realização do controle de estoque e as informações consolidadas.

Além disso, todos esses aspectos vão ajudar a sua empresa a aumentar a fidelização do seu cliente, aumentando a lucratividade e melhorando o desempenho da empresa no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *