Categorias
Coletores de Dados

Evitando erros de inventário: como o coletor de dados pode ajudar

Muitas empresas precisam lidar diariamente com o controle de estoque e inventário para garantir a continuidade do negócio. Ter conhecimento de todos os itens, seja para vendas, logística, ou apenas controle de ativos, é essencial para uma gestão mais eficiente. Quem trabalha com isso diariamente, sabe que quaisquer erros de inventário podem causar um grande impacto para a empresa.

Para evitar esse tipo de problema, é muito importante estabelecer um protocolo de controle de inventário. Mesmo para negócios que realizam o inventário semestral ou anualmente, contar com ferramentas eficientes pode fazer toda a diferença. Quando o assunto é controlar os ativos, a melhor abordagem é utilizar a tecnologia a seu favor.

Por esse motivo, a utilização de coletores de dados pode, além de facilitar a rotina, evitar que a sua equipe cometa erros de inventário. 

Quais os principais erros de inventário?

Falta de atualização

Esse é um dos erros de inventário mais comuns cometidos pelas empresas, e pode causar um grande problema dependendo do setor de atuação. Muitas vezes, a atualização do estoque é deixada para depois, fazendo com que o trabalho se acumule, ou pior, seja esquecido. Esse hábito faz com que a empresa perca o controle do inventário com facilidade e gera um grande impacto na rotina e atividades.

O ideal para manter o estoque sempre atualizado, é registrar a informação de movimentação de itens imediatamente após ela ser realizada. Todo cuidado é pouco para evitar erros de inventário, pois se trata muito mais do que uma base de dados desatualizada. Esse tipo de falha pode fazer com que a empresa adquira produtos desnecessários, eleve a sua produção sem necessidade, e acabe gerando custos completamente evitáveis.

Falta de padronização de registros

Essa é outra falha bastante recorrente na gestão de estoque, e também pode impactar negativamente a produtividade e gestão de um negócio. Assim como a falta de registro, a ausência de um padrão também pode causar incoerências e fazer com que a empresa produza mais do que o necessário ou deixe de atender às suas demandas.

A padronização pode ser feita através de diversos tipos de categorização, como os códigos de barras, por exemplo.

Falta de planejamento de compra

Antes de realizar qualquer compra, seja de produtos, insumos ou matéria-prima, os gestores precisam considerar todos os aspectos que podem influenciar na saída desses produtos. Compras inadequadas geram acúmulo, e o acúmulo pode causar perdas consideráveis para a empresa.

Por que utilizar coletores de dados?

Todas as empresas que lidam diariamente com ativos (sejam mercadorias, matéria-prima, equipamentos, veículos, etc.) precisam de um recurso que traga mais eficiência e ajude no controle desse inventário. Nesse sentido, os coletores de dados representam uma solução prática, que agrega diversos benefícios para o negócio, como:

• Facilitam a coleta de dados;

• Garantem mais agilidade nos processos;

• Reduzem os custos;

• Aumentam o controle sobre os ativos da empresa;

• Possibilitam um processo de tomada de decisão mais assertivo;

• Aumentam a produtividade;

• E muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *