Categorias
Automação Industrial

Utilizando a sua impressora térmica: 5 cuidados fundamentais

Veja a seguir algumas dicas para manter a sua impressora térmica sempre funcionando e entregando a produtividade esperada:

1. Limpeza da cabeça de impressão

Esse é o componente mais delicado da impressora e precisa ser limpo com frequência. Em geral, os fabricantes recomendam que essa limpeza seja feita sempre que houver a troca do ribbon, ou pelo menos uma vez na semana. No caso de impressoras que realizam impressão direta, a limpeza pode ser realizada a cada dois rolos de etiqueta, em média. O rolo de tracionamento de etiquetas também tende a acumular resíduos, e a limpeza desse componente é altamente recomendada. Geralmente, ele fica localizado logo abaixo da cabeça de impressão.

Lembre-se sempre de manusear esses componentes com cuidado, pois eles são responsáveis pela impressão e podem sofrer danos com facilidade. Dessa forma, não utilize objetos metálicos ou pontiagudos durante a limpeza, e não realize a limpeza com a impressora em funcionamento. Para aumentar a vida útil da impressora, procure utilizar suprimentos de qualidade.

2. Não deixe a impressora parada por muito tempo

A falta de uso é uma das grandes vilãs da vida útil de uma impressora, independentemente do modelo. Ficar muito tempo parada faz com que a tinta seque em lugares inadequados e prejudique a utilização do equipamento no futuro. Por esse motivo, é muito importante colocar em funcionamento as impressoras que estão paradas, de forma a evitar danos nos seus componentes.

3. Cuidado com umidade e baixas temperaturas

Locais frios e úmidos podem fazer com que a sua impressora térmica apresente um mau funcionamento ou até mesmo pare de funcionar. Mantenha as impressoras em um local com ventilação adequada longe de umidade, evitando que as peças metálicas sofram oxidação e prejudiquem o funcionamento correto do equipamento.

4. Desligue corretamente

Mesmo que pareça uma dica óbvia, é importante saber desligar corretamente a sua impressora. Embora seja muito comum desligar a impressora térmica diretamente da tomada, essa prática pode causar alguns danos sérios ao equipamento. Isso porque, para imprimir, a parte interna da impressora sofre uma movimentação, e ao desligar a impressora diretamente da tomada, esses componentes podem parar em uma posição inadequada.

Desligue a impressora sempre no botão correspondente e evite ligar e desligar várias vezes no mesmo dia.

5. Use insumos de qualidade

É possível encontrar insumos paralelos no mercado, mas eles apresentam um custo inferior por um motivo óbvio: não há como garantir que eles não causarão nenhum dano à impressora e aos seus componentes. Por essa razão, busque sempre utilizar os suprimentos recomendados pela fabricante.

Está procurando por uma impressora térmica de qualidade para o seu negócio? Entre em contato conosco e confira todas as soluções que a Sull Automação pode oferecer para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *