Categorias
Coletores de Dados

Coletores de dados na Gestão de ativos

Estamos vivenciando hoje um momento onde a produtividade e a eficiência se tornaram imprescindíveis para a continuidade do negócio. Com isso, as empresas vêm buscando constantemente por formas de otimizar a operação e reduzir os custos, para que seja possível entregar resultados cada vez mais superiores. A gestão de ativos é fundamental para esse processo, e os coletores de dados são valiosos aliados nesse processo.

Através de uma gestão de ativos adequada, as empresas conseguem garantir uma maior competitividade e galgar a trilha para o sucesso de forma mais sólida e rápida. Mas qual o papel dessa metodologia na jornada de um negócio? Para entender melhor, confira a seguir o material que preparamos para você!

O que são os ativos de uma empresa?

De forma simplificada, ativo é qualquer bem que esteja sob o controle de uma organização ou que represente a  empresa, mesmo que não esteja à disposição. Dessa forma, os ativos de uma empresa pode se referir à bens materiais ou abstratos, podendo ser:

·       Veículos da frota;

·       Ferramentas;

·       Máquinas e equipamentos;

·       Computadores;

·       Matéria-prima;

·       Contratos;

·       Know-how;

·       Conhecimento e experiência;

·       Entre outros.

A gestão de ativos com coletores de dados

Seguindo esse conceito, a gestão de ativos consiste em um conjunto de atividades e ações, que de maneira organizada, conseguem ajudar a empresa a extrair o máximo valor dos ativos de um negócio. Esse gerenciamento busca acompanhar um bens desde a sua aquisição até o seu descarte, garantindo que ele entregue a máxima performance esperada.

Realizar a gestão de ativos com coletores de dados na sua empresa ajuda a garantir que esses ativos sejam utilizados da forma correta, ou seja: garantindo que esses bens, tangíveis ou não, sejam utilizados de forma correta, para que entreguem a rentabilidade esperada para o negócio. Com isso, a organização conseguirá seguir um planejamento de crescimento mais assertivo.

Os ativos são a estrutura embasadora de um negócio, pois é somente com a ajuda dos equipamentos, veículos, ferramentas e conhecimento inerente ao negócio, que a empresa consegue manter as suas atividades e continuar entregando resultados positivos. Sem um controle adequado, a empresa pode acabar desperdiçando recursos valiosos e pode acabar prejudicando o seu posicionamento no mercado.

Através da gestão de ativos eficiente, a empresa consegue garantir um processo de tomada de decisão mais completo e inteligente e pode manter um controle de todos os ativos que fazem parte do negócio.

Os principais benefícios dessa gestão são:

Otimização do processo de tomada de decisão: através da gestão inteligente de ativos, a empresa consegue ter dados consolidados sobre a realidade dos bens do negócio e a partir daí, tomar decisões mais estratégicas.

Mais segurança: sem um controle adequado, fica impossível determinar se um ativo está prestes a falhar ou ficar indisponível, prejudicando a continuidade e a segurança do negócio. Monitorando a vida útil dos ativos, a empresa mantém os equipamentos em dia e garante uma maior segurança para o negócio.

Maior sustentabilidade: reduzindo o desperdício e evitando erros decorrentes de uma falta de gestão de ativos adequada, a empresa se torna mais sustentável e melhora a sua imagem e posicionamento no mercado.

Redução de custos com a manutenção: acompanhando os bens durante a sua  vida útil dentro da empresa, é possível evitar falhas e paradas de manutenção inesperadas.

Para te ajudar na gestão de ativos da sua empresa, conte com coletores de dados. Com essas ferramentas, você consegue estabelecer um controle mais realista dos bens do seu negócio, coletando informações confiáveis, com praticidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *