Aplicados na logística de empresas de diversos segmentos, os coletores de dados são valiosos aliados de quem busca otimizar a operação e trazer mais produtividade para o negócio. Com uma tecnologia eficiente, os coletores de dados são utilizados para ler informações de produtos, insumos e mercadorias. Em poucos segundos as informações são encaminhadas para o sistema utilizado, ajudando a manter um controle mais eficiente e assertivo.
Essas informações ajudam a garantir o bom desempenho do negócio e facilitam a gestão e separação dos pedidos. Dessa forma, os coletores de dados são essenciais em negócios que precisam realizar o controle do estoque com agilidade e qualidade.
Como funcionam os coletores de dados?
Existem no mercado vários tipos de coletores de dados, cada qual possuindo a sua própria forma de funcionamento, qualidade e tipo de conexão. Independentemente do tipo, os coletores ajudam na gestão de ativos, e controle de estoque, podendo:
· Coletar dados de ativos;
· Rastrear produtos;
· Controlar a entrada e a saída;
· Gerenciar estoques;
· Acompanhar todas as etapas e movimentações dos produtos dentro da empresa;
· Entre várias outras funcionalidades.
A demanda por processos mais rápidos e mais inteligentes vêm crescendo cada dia mais. E embora tenha sido muito utilizada, a coleta manual de dados não é a solução mais eficiente para negócios que precisam de uma gestão de ativos mais dinâmica e com mais agilidade. Desde o gerenciamento dos fluxos e etapas produtivas da indústria, até o controle de frota de transportadoras, os coletores podem proporcionar grandes vantagens para um negócio, como veremos a seguir.
Vantagens do uso
Embora a maior parte das funcionalidades dos coletores de dados possa ser realizada de forma manual, esse equipamento ajuda a agregar mais eficiência e agilidade para as tarefas realizadas. Independentemente do porte da empresa, essa ferramenta permite que a operação seja otimizada e traz ainda mais produtividade para o negócio. Dentre as principais vantagens trazidas pelos coletores de dados, podemos citar:
· Agilidade: reduzindo o tempo necessário para a conferência de informações, o coletores conferem uma maior agilidade para os processos;
· Produtividade: como consequência dos processos mais rápidos, a empresa consegue fazer muito mais com a mão-de-obra, o tempo e os recursos disponíveis, se tornando ainda mais produtiva;
· Redução de erros e falhas: uma vez que os processos não são mais realizados de maneira manual, e sim automatizada, os erros ocasionados por falhas humanas são totalmente eliminados;
· Redução de custos: a coleta manual, além de mais trabalhosa, também demanda de mais tempo e mais colaboradores para ser realizada, levando horas, e até mesmo dias (dependendo da quantidade de itens) para ser concluída, o que com os coletores pode ser feito com muito mais agilidade.
· Gestão eficiente: os coletores de dados reúnem de forma mais consolidada os dados sobre os produtos. Com essas informações em mãos, os gestores podem estabelecer um processo de tomada de decisões mais assertivo e inteligente.