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Como evitar perdas no estoque por data de validade?

Contar com alguns produtos no estoque para entrega imediata é uma ação bastante normal entre empresas e estabelecimentos comerciais. No entanto, é indispensável também contar com estratégias inteligentes para evitar perdas no estoque. Isso porque nem sempre os itens têm a procura desejada.

E quando uma mercadoria passa muito tempo guardada, além de conservar o capital estagnado, há o risco perder o prazo de validade. Sendo assim, é preciso efetuar um controle de produtos para que isso não ocorra e não se tenha investimento desperdiçado.

Minimizar perdas no estoque com gestão inteligente

Este é um conceito bastante simples: gerenciamento de estoque. Essa é uma gestão com a missão de efetuar o controle de entrada e saída de mercadorias. O objetivo é determinar o número de cada produto, além do seu tempo de validade.

Com o gerenciamento correto, você tem a capacidade de avaliar as suas vendas e apurar dados essenciais. Por exemplo: os itens que mais são procurados e aqueles que não chamam tanto a atenção. Essa medida é indispensável para minimizar as perdas no estoque e prever ações.

Afinal, esse cuidado a curto, médio e longo prazo será determinante para realizar novas aquisições. E também quais produtores você deverá pedir em uma escala maior e quais não necessitam ser comprados. Como executar isso com profissionalismo e precisão? Confira algumas medidas a serem seguidas!

1 – Levantamento inicial

O primeiro passo para realizar um controle de estoque é fazer um levantamento de tudo que existe neste segmento. Registre todas as particularidades dos seus produtos para não cometer erros. Essa lista deve conter a marca, a tonalidade, as dimensões e o prazo de validade.

Essas anotações são fundamentais. Isso porque essas listam servirão como base para que se inicie uma nova prática de gestão seja na empresa, seja na loja.

2 – Ferramentas tecnológicas

Você pode trabalhar para evitar perdas no estoque de forma manual. Isso pode representar a execução de um levantamento totalmente realizado com caneta e papel diariamente. No entanto, a utilização da tecnologia pode deixar tudo muito mais simples e preciso.

Esta é uma ação que demanda monitoramento regular e inúmeros detalhes. Por isso, é possível adotar aplicativos, softwares e programas específicos para a gestão de estoque. Até mesmo um programa padrão como Excel pode ser usado para essa finalidade.

3 – Registro de entradas e saídas

Após efetuar o primeiro levantamento, o preparo do lugar e a seleção do método de registro, é necessário registrar as entradas. Se você anotar, não deve ser nada corrido para não sofrer com letras irregulares ou ilegíveis. Faça todas as etapas com muita atenção e paciência.

Esse mesmo zelo deve ser empregado a cada venda concretizada. Sendo assim, você conseguirá desenvolver um registro atualizado de tudo que entra e sai do seu estabelecimento. E esse monitoramento será importante para montar o seu próximo pedido sem excessos e desperdícios.

4 – Planejamento das aquisições

Descobrindo quais mercadorias você possui em estoque e quais são mais procuradas, dá para programar os próximos passos. Com um banco de dados confiável, você saberá o que fazer para não ter perdas no estoque.

Além de minimizar a compra sem necessidade, você poderá negociar valores mais interessantes. Isso porque haverá quantias maiores e prazos adequados nas próximas compras. Esse planejamento é imprescindível até para a ascensão do seu empreendimento.

5 – Ofertas inteligentes

Ter mercadorias estagnadas por muito tempo não é positivo e pode representar prejuízo considerável. Para não ter perdas no estoque, você pode se programar e avaliar quais produtos estão perto do prazo de validade.

A partir daí, você consegue montar promoções e ofertas diferenciadas. Não se trata de vender tudo com desconfortos enormes, mas valorizar o produto e atrair o público-alvo. Desta forma, a possibilidade é de impedir perdas no estoque é real, obtendo até lucro em toda a operação.

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