Quem gerencia um negócio que lida com um grande volume de itens sabe que as perdas são inevitáveis, mas quando ultrapassam o previsto, representam um grande prejuízo. Para evitar esse tipo de problema, é importante contar com ferramentas úteis e tecnológicas que permitam um controle dos estoques mais assertivo, como os coletores de dados.
Os supermercados são um bom exemplo de negócios que sofrem com as perdas, principalmente com o vencimento dos produtos. Um controle de estoque mais assertivo pode ajudar reduzir as perdas desnecessárias e contribuir para uma maior rentabilidade dentro do negócio.
Além das perdas pelo prazo de validade, esse tipo de negócio também pode perder com a falta de organização e controle. Processos que não seguem um padrão ou uma metodologia adequada podem fazer com que algumas mercadorias se percam ou sejam danificadas. Com o aumento da competitividade, é muito importante que esses negócios tenham a prevenção de perdas como uma prioridade para se manter em atividade.
Como os coletores de dados podem ajudar?
Até mesmo as perdas oriundas do prazo de validade podem estar diretamente relacionadas com a falta de controle de estoque. Utilizando a automação de processos e os coletores de dados, é possível evitar essas e as demais perdas recorrentes da manipulação e transporte de itens.
Os coletores permitem que os gestores tenham acesso a dados realistas e consolidados sobre todos os itens dentro da empresa, de forma a garantir uma gestão mais eficiente e dinâmica. Esse equipamento permite, além do controle de estoque e fluxo de movimentação de mercadorias, realizar a coleta de pedidos e obter relatórios detalhados sobre diversos processos.
Os coletores permitem que diversas atividades sejam realizadas com mais agilidade e qualidade, sendo um equipamento altamente versátil e completo para empresas de todos os segmentos.
Dentre as principais tarefas que podem ser realizadas com esse equipamento, podemos citar:
Conferência de notas: com um grande número de mercadorias, a conferência de notas é uma tarefa extremamente importante em supermercados. O coletor de dados permite que essas informações sejam coletadas e consolidadas.
Inventário físico: realizar o levantamento de todos os itens que constam no estoque da empresa é uma tarefa primordial e deve ser feita com cuidado e atenção. Para isso, a tecnologia presente nos coletores de dados é altamente eficiente.
Dados sobre quebra de estoque: como vimos, as perdas podem representar um grande prejuízo para as empresas, e é necessário contar com ferramentas que possibilitem um controle mais assertivo das movimentações.
Pesquisa de mercado: saber como está a atividade das empresas concorrentes faz parte de uma estratégia voltada para o crescimento e melhoria constante. Com as informações consolidadas com a ajuda dos coletores de dados,é possível ter uma visão mais ampla dos processos, contribuindo para uma tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas.