Categorias
Automação Industrial Coletores de Dados

Coletores de dados: tipos e aplicações

Os coletores de dados são equipamentos que entregam eficiência e praticidade para coleta de informações dentro de diversos tipos de negócio, como indústrias, armazéns, mercados, farmácias, entre outros. Com a ajuda desta ferramenta, a empresa consegue capturar os dados dos itens armazenados com mais facilidade e contribuir para um processo mais inteligente.

Por muito tempo, a coleta dessas informações foi feita de maneira manual com a utilização do sistema tradicional de caneta e papel. Contudo, realizar a coleta dessa forma demanda muito trabalho e representa um grande desperdício de tempo para os colaboradores. Utilizar os coletores de dados transforma uma tarefa que poderia levar até mesmo dias, em algo que leva poucas horas, liberando os profissionais para atividades mais importantes e relevantes para o negócio.

Existem no mercado diversos tipos de coletores de dados, cada qual com características específicas que atendem a diversas necessidades e demandas da empresa. Veja a seguir os principais tipos de coletores que são utilizados na atualidade:

Coletor portátil:

Esse tipo de coletor é muito utilizado pelas empresas por conta da sua portabilidade, tamanho e leveza. Esse modelo traz muita mobilidade para operação e permite uma coleta de dados rápida e eficiente, sendo comumente encontrado no gerenciamento de armazéns e comércios.

Coletor veicular:

Esse modelo é mais utilizado por empresas de transporte de carga, pois fica fixado no veículo utilizado pelo negócio, como as paleteiras, guindastes e empilhadeiras. Ainda que ele fique preso ao veículo, ele também consegue garantir bastante praticidade para os condutores desses equipamentos, permitindo a coleta, separação e verificação de itens mais rápida.

Coletor vestível:

Consistindo em um dispositivo vestível, esse tipo de coletor é composto por um computador que pode ficar preso no antebraço do operador e o leitor de código de barras que fica preso  nos dedos. Dessa forma, a coleta de dados pode ser feita com praticidade em poucos segundos.

Coletor RFID:

O principal diferencial deste coletor é que ele funciona através de radiofrequência, realizando a identificação de ativos através dos sinais de rádio. O maior benefício desse tipo de coletor é que não é necessário realizar a leitura de códigos de barras, uma vez que as informações são enviadas por radiofrequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *