Categorias
Automação Comercial e de Logística

Já ouviu falar de logística 4.0?

A utilização de meios digitais tem mudado o rumo do campo logístico. Atualmente, a logística 4.0 é um claro exemplo que a forma como os processos, a comunicação e os negócios são realizados têm sido alterados graças a inclusão de tecnologias de ponta. Neste sentido, é importante salientar que a logística 4.0 tem ocasionado a abertura de novos mercados e modelos de negócio.

O que significa a digitalização para as empresas de transporte?

Leia também: 5 aplicações de coletores de dados para usar em sua empresa

As mudanças na digitalização têm afetado por completo a forma como os processos são executados, uma vez que os sistemas clássicos de produção já não são suficientes para o dia-a-dia das organizações. A maneira como a digitalização é encarada também tem afetado sistemas de comunicação (fluxo da informação), produção, processos y aspectos referentes à gestão de operações. Perante este novo panorama, é possível entender que os processos digitais têm influenciado a composição das máquinas e também a forma como elas são conectadas, independentemente do seu tamanho (veículos, armazéns, equipamentos pequenos, etc).

Agora, os mais variados itens são caracterizados pela conectividade e a possibilidade de serem controlados a distância para que trabalhem de maneira conjunta. No entanto, esse trabalho integrado pode ser deixado de lado e o modo individual pode ser escolhido. Essa variação no modo de operação é decorrente das características de cada equipamento. Mesmo que as máquinas trabalhem de forma separada é possível controlá-las desde um ponto central de informação.

A logística 4.0 implica a otimização e a melhora da cadeia de suprimentos em todos os seus pontos. O objetivo desta logística inovadora é interconectar os elos para que a produção seja otimizada e os processos sejam melhorados.

Ao potencializar a conexão entre os diversos pontos da cadeia, é possível diminuir o tempo dos processos, reduzir o investimento e o esforço demandado em ações simples como colocar um GPS nas encomendas. A utilização de um equipamento destes possibilita diminuir o tempo de entrega uma vez que oferece rotas mais eficientes, proporciona uma geolocalização aos clientes e a distribuição pode ser automatizada. No que concerne aos processos de automação, a logística 4.0 também possibilita agilizar pagamentos e economizar nos procedimentos de envio de mercadoria.

Leia também: Controle de expedição de mercadorias sem erro! Como fazer isso?

De uma forma simplificada, a logística 4.0 pode ser definida como a logística mais moderna. Esta inclui a interconexão, digitalização e informática de armazenamento na nuvem. De acordo com esta definição, o trabalho dos responsáveis pela logística já não é limitado ao transporte de carga, como também está relacionado à coordenação multifuncional da logística em toda a cadeia de suprimento.

Qual o impacto da logística 4.0 nos processos das empresas?

A utilização de recursos tecnológicos possibilita que a empresa alcance níveis fantásticos de eficiência. No entanto, para que bons resultados sejam conquistados, é preciso não somente contar com tais equipamentos como também saber manipulá-los. 

Dentre as principais ferramentas usadas encontram-se drones para entrega, uso do GPS em frotas no intuito de reduzir o tempo de entrega, mão de obra com amplos conhecimentos e expertise. No que se refere ao know how, é preciso ressaltar que a inteligência artificial demanda que as pessoas saibam como manipular tais equipamentos tecnológicos, assim, quanto mais especializada for a equipe, melhores resultados.

Vale a pena optar pela inclusão de equipamentos com tecnologia de ponta da logística 4.0. Embora possa parecer um investimento significativo, a longo prazo os resultados são bem interessantes, uma vez que potencializa a produtividade e otimiza os resultados. Neste sentido, cabe salientar a possibilidade de diminuir custos atrelados ao armazenamento, estoque e distribuição dos produtos, assim, a logística 4.0 também pode ocasionar uma melhora na lucratividade organizacional.

Quer saber mais informações sobre a logística 4.0? Entre em contato com a Sull Automação e fique por dentro das novidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *