equipamentos para indústria 4.0

Atualmente, vivemos a nova revolução industrial ou Indústria 4.0, onde mais uma vez a história da indústria é marcada com rupturas que tem alterado os processos produtivos. Com isso, muitos equipamentos para Indústria 4.0 são fundamentais para ajudar nessa transformação. 

A primeira revolução industrial foi marcada pelas máquinas à vapor. Já na segunda revolução, a eletricidade alterou a produção em todas as empresas. Na Indústria 3.0 foi marcada pela tecnologia da informação. 

A indústria 4.0 representa a mais radical de todas as revoluções, pois apresenta um novo modelo de produção, com a integração de várias tecnologias. Essa quarta revolução aprofundou a relação de trabalho entre máquinas e homens. 

A nova era industrial trouxe muitas transformações para a sociedade. As normas formas de utilizar as tecnologias estão em constante mudança no processo produtivo, relações de trabalho, consumo, comunicação, transportes, etc. 

 

Leia também: Como a revolução da indústria 4.0 pode ajudar sua empresa a crescer?

 

Equipamentos para Indústria 4.0 precisam seguir os pilares tecnológicos deste conceito

Atualmente, há 9 pilares tecnológicos que sustentam a quarta revolução industrial. São eles:

Pilar 1 – Big Data

Na Indústria 4.0, é possível organizar, coletar e analisar uma grande quantidade de dados de diferentes fontes, aplicando o Big Data. Com isso, há economia de energia, otimização da produção e melhora da performance dos maquinários. 

Pilar 2 – Cibersegurança

Com toda essa integração e conectividade, é fundamental proteger os sistemas e dados contra as ameaças cibernéticas. 

05

Leia também: Os melhores equipamentos e tecnologias para automação de sua empresa

 

Pilar 3 – Computação em nuvem 

A computação em nuvem é otimizada na Indústria 4.0 para aumentar a velocidade e a capacidade de processamento. Com os sistemas mais rápidos, as empresas são atraídas para confiar suas informações aos sistemas à nuvem. Isso gera maior economia de hardware para as empresas.

Pilar 4 – Integração de sistemas

A rede de integração de sistemas verticais e horizontais mantém os sistemas de TI interligados e consistentes dentro da empresa (produção, engenharia, serviços) e fora dela (fornecedores, clientes e distribuidores). 

Pilar 5 – Internet das coisas

Atualmente, há mais sensores do que pessoas no mundo. Eles estão por toda parte e fazem parte do nosso dia-a-dia conectando os dispositivos (automóveis, TVs, celulares, eletrodomésticos, etc). A Internet das coisas – IoT, é quando todas as coisas inteligentes se mantêm conectadas à internet, gerando dados em tempo real. 

Pilar 6 – Manufatura aditiva

Também conhecida como impressão 3D, ela é usada para a produção de peças exclusivas e protótipos físicos. A manufatura aditiva, na Indústria 4.0 é utilizada em larga escala para produzir lotes pequenos de peças customizadas. No modelo tradicional de produção, essa fabricação teria alto custo. 

Pilar 7 – Realidade Aumentada

A realidade aumentada tem grande potencial na prestação de serviços, pois permite a interação entre o mundo virtual e o real. Essa tecnologia tem muito utilidade nas aplicações na educação e medicina. 

Pilar 8 – Robôs autônomos

Os robôs da Indústria 4.0 têm a capacidade de trabalhar de forma autônoma, cooperativa e inteligente, ou seja, sem a supervisão humana. O uso desses robôs aumenta a produção, reduz custos com mão-de-obra, o que torna as indústrias mais competitivas. 

Pilar 9 – Simulador

Hoje em dia, o uso de simulador para testar materiais e produtos já é uma realidade. O ambiente virtual envolve processos, produtos, máquinas e pessoas, utilizando dados do mundo físico para melhorar a cadeia de produção. 

 

Equipamentos para Indústria 4.0 para sua empresa

Há vários equipamentos para Indústria 4.0 que são fundamentais para a automação industrial. Esses equipamentos ajudam a:

  • Evitar desperdícios
  • Reduzir tempo e custos
  • Facilitar a logística
  • Reforçar segurança dos operadores
  • Aumentar os lucros

Os 4 equipamentos para indústria 4.0 fundamentais são: esteiras transportadoras, dispositivos de testes, sistema supervisório e máquinas de montagem. 

Esteiras transportadoras

As esteiras transportadoras são fundamentais para o funcionamento e a automatização das linhas de produção. As esteiras servem para transportar produtos e materiais na linha de montagem, de forma mais práticas é ágil. Além disso, elas ajudam também na separação de materiais. Isso traz ganho de produtividade e reduz tempo e custo de mão-de-obra. 

Dispositivos de testes

São utilizados para avaliar produtos quanto a vibração, resistência mecânica, teste elétrico, estanqueidade, câmara climática, etc. 

Sistema supervisório

Também conhecido como Sistema SCADA, é um software que promove o contato do operador com diversas áreas da indústria (linha de produção, equipamentos, processo de fabricação, etc). Com isso, todas as informações são rastreadas, analisadas, manipuladas, armazenadas e monitoradas dentro do processo produtivo. 

Máquinas de montagem

Máquinas que auxiliam no processo de automação industrial na linha de montagem, para controlar os processos pneumáticos e hidráulicos. Essas máquinas garantem mais eficiência e durabilidade para a indústria. 

Os equipamentos para Indústria 4.0 ajudam na otimização dos processos e troca de informações.

 

Se você busca equipamentos para indústria 4.0 e não sabe exatamente o que precisa, nós da Sull Tecnologia podemos te ajudar. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *