Categorias
Automação comercial

Aluguel de coletores de dados, vale a pena?

O avanço tecnológico facilitou muito a vida de todos, tanto pessoal quanto profissionalmente. No passado, empresas comerciais se utilizavam de uma grande caixa registradora e cadernetas para controle. Hoje em dia, com o progresso da tecnologia, tudo é feito no computador de forma mais rápida, segura e controlada. 

Atualmente, um dos equipamentos mais utilizados por empresas e indústrias são os coletores de dados. Esses equipamentos portáteis servem para capturar informações e dados de maneira mais produtiva e rápida. Eles funcionam como uma espécie de computador móvel munido de leitor de código de barra, scanners, entre outros.

 

Coletores de dados são utilizados para armazenar, processar e gerenciar informações e dados operacionais.

 

Eles possuem diversas funcionalidades, tais como inventário de estoque, controle de entrada e saída de transporte, medição de consumo de serviços básicos, coleta e separação de pedidos, comandas de estabelecimentos, recebimento de mercadoria, etc. 

Além disso, é possível integrar o coletor de dados ao ERP – sistema de gestão da empresa. Dessa forma, ao se coletar qualquer tipo de dado, todos os setores vão receber as informações em tempo real. 

 

Alugar ou comprar coletores de dados

Muitos empreendedores ficam em dúvida o que vale mais a pena: comprar ou alugar um coletor de dados. Alguns modelos chegam a custar muito caro, em torno de 10 mil. Essa quantia, principalmente para pequenos e médios negócios, é um valor muito dispendioso. 

A opção pelo aluguel a médio e a longo prazo é a solução mais barata e viável, por conta de vários itens, tais como:

Manutenção

Como todo equipamento, os coletores de dados podem quebrar ou sofrer algum dano que vai precisar de manutenção, ou até mesmo de troca, dependendo do valor e da extensão do problema. 

No aluguel, quando há necessidade de algum tipo de manutenção, o contrato já está previsto a troca do aparelho. Portanto, para o empreendedor não há custo extra. 

Tempo de uso

Faça um cálculo de quantas vezes ao ano, você vai precisar realmente do coletor de dados para sua empresa. Se a principalmente utilidade do coletor de dados, é por exemplo, fazer apenas o inventário, o aluguel pode sair mais barato por conta do tempo de uso e manutenção. Imagina, usar o coletor apenas 1 vez por mês e deixar o equipamento parado por mais de 300 dias. 

Programas 

Em geral, os fabricantes de coletor de dados exigem a compra do software personalizado para ser instalado, junto com o equipamento. Entre outras palavras, é mais um custo adicional que o empreendedor terá comprando o programa, ou empresa especializada para instalar o software necessário. 

Ao alugar, a empresa disponibiliza o aplicativo junto com o coletor de dados, já personalizado para as necessidades da sua empresa.

 

A longo prazo, alugar coletores de dados resolve os problemas operacionais de maneira mais eficaz, pois consta com apoio de manutenção de software e dos aparelhos.

 

Além disso, o dono do estabelecimento terá acesso a todos os tipos de modelos de acordo com a necessidade do momento. 

 

Para conhecer os diversos modelos de coletores de dados disponíveis para alugar, entre em contato com a Sull Automação. Solicite uma consultoria técnica sobre a implantação dos coletores de dados na sua empresa. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *