aparelhos certos para a automação comercial

O mercado está em transformação constante. Com os avanços tecnológicos, os métodos convencionais de atendimento, comunicação e produção estão cada vez mais obsoletos. Hoje em dia, a agilidade na informação move o mundo, pois o consumidor tem todo o poder de decidir o que quer e escolher qual será o acesso mais obter isso. Para sobreviver nesse mercado tão competitivo, empresas de pequeno, médio e grande porte precisam otimizar a gestão dos seus processos. Para isso, é fundamental o uso de aparelhos certos para a automação comercial.

 

O que é automação comercial

A automação comercial é um recurso tecnológico que altera as atividades diárias das empresas e indústrias em processos automatizados, feitos por máquinas e softwares. O principal objetivo da automação comercial é tornar os processos mais eficientes e velozes e reduzir falhas. 

 

Leia também: 5 soluções que a automação comercial e produtiva pode trazer para sua empresa

 

Quando a empresa possui um sistema de automação comercial completo, é possível controlar estoque, organizar fluxo de caixa e contas a pagar e receber, otimizar o atendimento ao cliente e as vendas, e outras variáveis que impactam a performance das empresas diretamente. 

 

Segmentos atendidos pela automação comercial

O sistema de automação comercial usa dos softwares ERPs para facilitar as atividades e automatizar os processos. Esse sistema de automação comercial foi desenvolvido para atender os diferentes segmentos, como:

Varejo – farmácias, lojas de eletroeletrônicos, de vestuário, materiais de construção, supermercados, etc, por meio de catálogos, web commerce ou terminais. 

Postos de combustível – integra o controle das bombas, serviços, loja de conveniência, entre outros. 

Hotelaria – Hotéis, albergues, pousadas, flats, que automatizam reservas, check in, check out. 

Alimentação – restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, cafeterias, bares, por meio de comandas eletrônicas. 

 

A importância dos aparelhos certos para a automação comercial

A automação comercial agiliza e facilita processos, por meio de um sistema de gestão. A partir daí, atividades são feitas com maior segurança, como cálculos, emissão de documentos e atualização de planilhas, reduzindo as falhas.

Através de um software de gestão ERP, a automação comercial se torna importante para as empresas, por conta de uma série de benefícios. Entre eles estão:

Maior mobilidade

A automação comercial proporciona que o gestor tenha acesso a dados atualizados em tempo real, em qualquer lugar. 

Melhor integração das áreas

Quando todas as informações estão reunidas em uma única plataforma, permite a identificação de erros. Isso contribui para o andamento dos processos. Com o sistema ERP, todas as informações das empresas ficam à disposição de todos os setores. Isso permite melhor integração das áreas, desde o controle de estoque, logística, produção, pedido do cliente, saída do produto e entrega ao cliente. 

Maior eficiência

A automação comercial melhora o planejamento do desempenho dos setores, elimina processos em desuso e reduz custos. Isso traz maior eficiência e agilidade para os processos das empresas. 

 

Maior Controle fiscal

O uso de aparelhos de automação comercial ajuda no atendimento e acompanhamento das exigências fiscais. 

Os sistemas de automação permitem integrar toda parte de produção com a gestão financeira. Além de emitir cupons fiscais, a automação comercial permite que a empresa se adeque a toda legislação fiscal. 

 

Leia também: Automação comercial para PDV gera economia, controle e aumento da eficiência

 

Aparelhos certos para a automação comercial 

Os aparelhos certos para a automação comercial facilitam a vida das empresas, e por consequência, dos clientes. Com isso, é possível agilizar os processos, aumentar as vendas, reduzir os custos, melhorando a experiência de compra para o cliente. 

É importante que os empreendedores entendam que investir em aparelhos certos não significa que os funcionários serão substituídos. O investimento na automação comercial cria novas dinâmicas na produção e organização da empresa. Isso torna as tarefas mais fáceis e economiza dinheiro e tempo. 

Antes de implementar os aparelhos certos para a automação comercial, o empreendedor deve refletir sobre as necessidades do seu negócio, de acordo com seu ramo de atuação. Confira alguns exemplos de equipamentos de automação comercial:

  • Leitor de código de barras
  • Impressora fiscal
  • Nobreak
  • Impressora de cheque e boletos bancários
  • Impressora de etiquetas
  • Biometria
  • Pinpad (máquina de cartão)
  • Contadora de dinheiro
  • Terminais de consulta
  • Computadores
  • Coletor de assinaturas

Há diversos equipamentos que vão ajudar a alavancar as vendas. Para saber quais são os aparelhos certos para a automação comercial da sua empresa, fale com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *