Categorias
Coletores de dados

5 aplicações de coletores de dados para usar em sua empresa

O coletor de dados é um equipamento totalmente portátil usado para coletar determinada informação e transferi-la para um sistema interno da empresa. Há mais de 15 tipos de aplicações de coletores de dados. Desde companhias prestadoras de serviço tanto fornecimento de energia elétrica, água e gás, quanto empresas comerciais para coletar pedidos, comanda, data de validade e inventário de estoque. 

O coletor de dados possui muitas variações no mercado, com diferentes sistemas operacionais como Windows, Android e até mesmo firmwares próprios. Após a coleta, as informações são inseridas num banco de dados diretamente. 

Por meio do software de gestão, é possível acompanhar todo o processo em tempo real. Dessa forma, há uma otimização de custo e tempo e aumento da produtividade. Além disso, o coletor de dados reduz erros de funcionário e a burocracia com quantidade de papel e processos. 

 

Aplicações de coletores de dados

Os coletores de dados são fundamentais para o funcionamento de qualquer negócio. Eles contribuem para que as empresas tenham mais qualidade, aumentam vendas e otimizam diversos processos internos. 

As principais aplicações de coletores de dados em empresas comerciais São:

  1. Inventário de estoque
  2. Controle de dada de validade de produtos
  3. Emissão de ordem de serviços de compras e vendas
  4. Controle de entrada e saída de equipamentos
  5. Comanda de pedidos 

 

Inventário de estoque

O coletor de dados vai capturar e armazenar informações através do leito de código de barras. Para que o inventário fique organizado e fácil de controlar, é preciso setorizar e identificar os setores do estoque. 

Num exemplo prático uma loja de aviamentos e materiais de artesanato, pode criar macro setores como: Crochê, Costura, Bordado, Tapeçaria, Patchwork, Tricô, entre outros. Depois, dentro de cada setor, cria-se pequenos setores: agulhas por tamanho, linhas por marca, moldes, acessórios, tesouras, colas, etc. 

A partir daí, cria-se as etiquetas, cole nos produtos. O coletor de dados fará a leitura do código de barras que está nas etiquetas e inserir no sistema. Dessa forma, será possível identificar os produtos e suas quantidades. 

 

Controle de dada de validade de produtos

Perder produtos por data vencida de validade é um prejuízo imenso para os empreendedores. Muitos repositores empurram os produtos com data de vencimento próxima e colocam novos produtos na frente. 

Para realizar uma gestão dos produtos otimizada, a melhor forma de controlar as datas de validades é por meio dos coletores de dados. 

Com o inventário de estoque, já é possível colher a data de validade para esse controle específico. É possível fazer verificações no sistema diárias, e a partir daí, fazer promoções, alterar a localização do produto dentro da empresa para chamar mais atenção por parte dos consumidores. 

 

Emissão de ordem de serviços de compras e vendas

Muitos vendedores externos e representantes de grandes marcas quando visitam seus clientes, já emitem a ordem de serviços e pedidos de compras e vendas ainda no local, junto ao cliente. 

Com esse tipo de coletor, é possível emitir a ordem, verificar a previsão de entrega, cadastrar assistência técnica, entre outros. 

 

Controle de entrada e saída de equipamentos

O coletor de dados também é utilizado para controlar a entrada e saída de equipamentos. Muito utilizado em armazéns e outros espaços, o coletor de dados é muito eficaz para uma melhor comunicação entre o atendimento, transporte e portaria. 

 

Comanda de pedidos 

Muitos restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes estão utilizando o coletor de dados como comanda para receber o pedido do cliente que vai diretamente para área da cozinha. Dessa forma, o garçom não precisa juntar diversos pedidos para depois se deslocar para área da cozinha e entregar as comandas. 

O cliente é atendido mais rapidamente. Já para os estabelecimentos, há mais organização, menos erros e mais rodízio de pessoas, pois elas permanecem menos tempo esperando. 

 

Os coletores de dados podem facilitar o andamento de qualquer empresa. Se você deseja otimizar seu tempo, automatizar seu negócio, consulte a Sull Automotação. Temos diversos modelos de coletores de dados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *