Categorias
Automação Comercial Automação Industrial Coletores de Dados Logística

Identificação automática de mercadorias, como ela pode ajudar sua empresa

“Tempo é dinheiro”. Este é um ditado popular bastante conhecido e repetido por pequenos, médios e grandes empreendedores no Brasil e no mundo.

Por isso, a identificação automática de mercadorias pode se transformar em um diferencial competitivo para estabelecimentos comerciais e empresas. 

Isso acontece porque os gestores estão cada vez mais ávidos por sistemas e ferramentas que otimizem o seu tempo. 

A prova disto pode ser obtida em um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Automação.

De acordo com essa pesquisa, 80% dos produtos comercializados no território nacional possui códigos de barras. 

E 90% das companhias que trabalha com venda direta ao consumidor final avalia essa utilização como positiva. Isso acontece por diversos motivos. 

É importante destacar que 88% classificam que a tecnologia de identificação automática de mercadorias facilita e agiliza a administração empresarial. Além disso, a logística dos empreendimentos também é facilitada. 

Afinal, esse sistema auxilia no controle rápido e preciso do estoque e envio dos pedidos.

Leia também Separação de pedidos automatizada, como os coletores de dados podem ajudar

 Por consequência, esse reconhecimento imediato também serve para abastecer toda a cadeia nacional de maneira econômica e automatizada. 

Como a identificação automática de mercadorias contribui para o sucesso de sua companhia?

O fato é que identificação automática de mercadorias pode se transformar em uma excelente vantagem frente aos concorrentes. 

Não somente porque permite que a organização atenda mais consumidores, bem como por ajudar a ordenar os dados dos seus itens. Quer conhecer outros fatores? 

1 – Precisão:

O fato é que a identificação automática de mercadorias permite o reconhecimento de cada produto. 

E como não há códigos iguais, isso eleva consideravelmente a precisão dos seus processos logísticos. A chance de cometer algum erro de entrega ou separação de mercadorias cai drasticamente!

2 – Simplicidade:

A atualização dos dados pode acontecer em tempo real. Isso porque é preciso modificar somente o cadastro das mercadorias. Com um sistema muito simples, tudo se torna mais rápido e organizado. 

3 – Rapidez:

A identificação automática de mercadorias oportuniza um atendimento muito mais ágil. 

Simultaneamente, é possível gerenciar o estoque e anotar os produtos em um curto espaço de tempo. O sistema é facilmente lido e todo o processo é otimizado. 

4 – Segurança:

Um dos erros habituais no cotidiano de lojas e companhias que ainda contam com processos manuais se refere à digitação errada.

O operador comete alguma falha ao digitar as informações no produto e dá início a um verdadeiro ciclo vicioso. 

Isso resulta em incômodos em todas as etapas do atendimento ao público e até na resolução destes problemas.

Mas, a identificação automática de mercadorias acaba com a incidência destas falhas. Com simples leitores, os funcionários têm a segurança para mudar, atualizar e eliminar informações em tempo real. 

5 – Alto rendimento:

O uso da identificação automática de mercadorias tem a capacidade de revolucionar o trabalho em diversos setores, sobretudo no estoque. 

Com o emprego desta ferramenta, dá para descobrir a quantidade dos itens estocados e aqueles já comercializados.

6 – Padrão:

Toda mercadoria precisa conter com uma padronização. 

A implantação da identificação automática de mercadorias oportuniza que essa realidade chegue a estabelecimentos e empresas de todos os portes. 

Sendo assim, os produtos passam a contar com um modelo previamente definido. 

7 – Economia financeira:

Muita gente ainda acredita que investir na tecnologia de modo geral é um gasto desnecessário. Só que essa é uma mentalidade bem ultrapassada. 

A identificação automática de mercadorias pode fazer com que a empresa obtenha tanto economia financeira quanto no retrabalho. 

Como não há erros a serem acertados, os dados são atualizados automaticamente e sem a exigência de interferência manual. 

O funcionário pode ser encaminhado para uma função muito mais útil e render bem mais. Logo, o custo benefício é excelente para o negócio. 

Existem mais dúvidas em relação a identificação automática de mercadorias? Entre em contato com nossa equipe da Sull!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *