Categorias
Sem categoria

Coletores de dados para lojas, como comprar e usar corretamente?

Nos dias de hoje, a tecnologia precisa ser encarada como um poderoso aliado entre os pequenos, médios e grandes comerciantes. A substituição de processos manuais pelos métodos automatizados é uma tendência irreversível no Brasil e no mundo. Portanto, coletores de dados para lojas são essenciais.

Vale salientar que os coletores de dados para lojas são ferramentas portáteis e muito úteis. Com uma nomenclatura bem explicativa, essa ferramenta tem a finalidade de armazenar informações e dados. A grande vantagem para com os outros modelos anteriores se deve a sua utilização muito mais ágil e prática.

Sendo assim, o funcionário pode fazer o serviço em um curto espaço de tempo. O aparelho não apenas acelera, bem como aumenta consideravelmente o poder de assertividade desta captura de informações.

Além disso, boa parte dos coletores de dados para lojas possui certa robustez. E tem o intuito de facilitar a gestão, o processamento e o arquivamento de dados que estejam presentes em códigos de barras das mais variadas mercadorias.

Como é o funcionamento dos coletores de dados para lojas?

Basicamente, os coletores de dados para lojas contam com funcionalidades que ultrapassam a forma convencional de pegar essas informações. Com a ajuda destes equipamentos, você não ficará restrito a leitura do código de barra dos itens de seu respectivo estabelecimento comercial.

Isso acontece em função da facilidade de deslocamento proporcionada por esses aparelhos. Bastante tecnológicas, essas ferramentas podem ser considerados verdadeiros computadores acessíveis na palma de sua mão. Afinal, os coletores de dados para lojas são extremamente versáteis.

Essas máquinas portáteis podem ser destinadas para a realização de inventários, a repartição das solicitações dos clientes, a entrada de mercadorias, o controle do estoque, entre outros.

Tecnicamente, os coletores de dados para lojas atuam no recolhimento de dados presentes nos códigos de barras. Isso é possível devido a um sistema que utiliza raios infravermelhos e até laser. Mas, não para por ai! Porque esses equipamentos também permitem a adição de novas informações pelo funcionário através da digitação. Tudo em tempo real.

Algo que deve ser levado em consideração quando se trata do funcionamento dos coletores de dados para lojas é a integração ao sistema de gestão. Ou seja, o famoso ERP (sistema de gestão da empresa) pode ser acessado remotamente por esses aparelhos portáteis.

Desta maneira, a coleta e a análise dos dados acontecem de modo unificado, o que tende a otimizar consideravelmente o trabalho. Seja nas funções específicas aos operadores dos coletores, seja nas atividades exercidas pelos donos do estabelecimento.

A partir daí, ao conseguir os dados relacionados ao recebimento de uma mercadoria, por exemplo, a atualização é coletiva. Ou seja, os dados desta carga são atualizados e encaminhados automaticamente para todos os setores da organização. A comunicação fica bem mais ágil e evita erros básicos.

Como utilizar adequadamente os coletores de dados para lojas?

O fato é que há diversos modelos de coletores de dados para lojas. O gestor necessita pesquisar pelo aparelho que se encaixa adequadamente no seu orçamento, bem como nas suas necessidades. Isso se sucede porque algumas funções podem variar de um modelo para o outro.

Portanto, a pesquisa dos coletores de dados para lojas em comparação com a sua demanda diária é o primeiro passo para decidir adequadamente. Mas, há outros fatores que devem ser levados em consideração!

Leia também Coletor de dados integrado ao ERP, centralizando e facilitando o controle

Praticidade

Com orientações rápidas, os funcionários estão prontos para coletar os dados. A complexidade pode mudar de acordo com o aparelho e suas respectivas funcionalidades.

Segurança da informação

Você não terá mais que ficar registrando tudo no papel e podendo cometer alguns erros. Tudo estará guardado no seu banco de dados digital. O detalhe é encontrar o aparelho que passe a máxima segurança na informação para o seu trabalho.

Integração

Esse é o principal ponto na hora de comprar os coletores de dados para lojas. Encontre aquele que trabalhe perfeitamente com o seu software de gestão. Assim, o investimento valerá à pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *